A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes:
Um livro do Universo Jogos Vorazes
Em novembro de 2023 teremos a estreia nos cinemas da adaptação do livro de Suzanne Collins, A cantiga do pássaro e da serpente. O livro foi lançado no Brasil em 2022 e confesso que não fiquei muito empolgada para ler por conta do personagem principal ser o presidente Snow, ou melhor dizendo o jovem Snow antes de ser o líder do Panen.
No entanto, me surpreendi muito com o livro.
A história começa um pouco antes do início de uma das primeiras edições dos Jogos Vorazes, o que vemos aqui não é o super evento televisionado com uma mega estrutura de arena configurada ou mesmo os tributos sendo recebidos como verdadeiros astros do espetáculo. Nada disso é visto nos primeiros jogos vorazes, os tributos são esquecidos assim que seus nomes são citados no dia da colheita. A arena nada mais é que um antigo ginásio em escombros abandonado após o fim dos conflitos entre a Capital e os distritos.
Esse é o ponto mais interessante do livro o leitor é convidado a assistir na primeira fila como os jogos vorazes tomaram a proporção que eram na trilogia principal e como Snow se tornou um dos grandes vilões da saga Jogos Vorazes.
Snow personifica tudo o que a de errado com a Capital, é hipócrita, egoísta e acredita no poder da hierarquia devido ao nascimento. Sua famila era rica e influente antes da guerra entre a capital e os distritos, mas seu pai foi morto em combate e toda a fortuna da família perdida quando as fabricas de armamentos que tinham foram explodida durante os conflitos.
Embora falido e sem dinheiro mesmo para uma refeição decente, Snow mantém a postura arrogante e esconde o quão falida sua família está. Ele vê nos jogos a chance de conseguir dinheiro o suficiente para conseguir ingressar na faculdade e com isso seguir seu caminho para ascensão politica. Para isso ele precisará se destacar como mentor de um dos tributos dos jogos vorazes, mas seu azar só se confirma quando ele descobre que seu tributo é o pior possível, uma garota do distrito 12, o distrito mais pobre e decrépito de todos.
Lucy Gray, tributo do distrito 12, no entanto se mostra um possível tesouro para Snow. A garota logo chama a atenção quando seu nome é chamado na colheita. Logo Snow precisará transformá-la em uma verdadeira estrela dos jogos vorazes, mesmo que as chances dela sobreviver sejam quase nulas.
O livro vale muito a pena, Suzanne Collins mais uma vez entrega um livro inteligente com criticas sociais e entretenimento na medida certa.
Comentários
Postar um comentário