Pular para o conteúdo principal

Um dia em Dezembro

 

Livro Um dia em Dezembro

Começando nossa prometida série de livros para ler nesse Natal, “Um dia em dezembro” é para quem gosta de romances, misturado com a magia em volta dos últimos dias do ano e do clima natalino.

Há um cara acomodado em um dos bancos do ponto. Este com certeza não é o ônibus dele, porque está mergulhado em sua leitura. Ele me chamou a atenção porque parece ignorar o empurra-empurra que acontece bem na sua frente, como um desses efeitos especiais bonitos de filmes em que alguém fica completamente imóvel enquanto o mundo gira um pouco fora de foco, ao seu redor, como em um caleidoscópio.

Laurie é uma garota de vinte anos que está voltando para casa em uma noite de dezembro dentro de um ônibus lotado. Da janela de seu assento ela enxerga um rapaz lendo um livro, os dois trocam olhares e sentem uma ligação, mas ele não consegue pegar o ônibus nem Laurie consegue descer.

Ao longos dos meses seguintes, Laurie tenta encontrar o seu “crush de Ônibus", mas não tem sucesso. Tudo muda quando sua melhor amiga e colega de apartamento apresenta o novo namorado para Laurie, que na verdade é o “cara do ponto de Ônibus”.

Laurie não confessa para Sarah que Jack, namorado de Sarah, na verdade é sua paixão à primeira vista. Laurie e Jack passam carregar esse segredo ao longo dos anos, e tentando enterrar seus verdadeiros sentimentos um pelo outro.

Esse é o início de “Um dia em dezembro”, o livro é narrado em primeira pessoa, alternando entre Laurie e Jack. Outro fato importante é que a história se passa em um período longo, dez anos, de dezembro de 2008 a dezembro de 2018. Já podem imaginar que o romance demora para desenrolar não é mesmo?

A magia do livro, está justamente em se passar em um período tão longo, pois acompanhamos os personagens crescerem e amadurecerem. “Um dia em dezembro” não é apenas um romance, é sobre amizade, crescimento e lidar com as escolhas e os problemas que aparecem ao longo da vida.

O livro me surpreendeu bastante com sua evolução, no começo achei que seria difícil de ler, pois a personagem principal é muito jovem e a temática de amor à primeira vista parecia clichê demais para me segurar em quase 400 páginas, mas após insistir um pouco na leitura, Laurie e Sarah, respectivamente a personagem principal e sua melhor amiga, me cativaram.

Jack, ou “o cara do ponto de ônibus” não me cativou muito, mesmo com a narrativa em primeira pessoa, é difícil entender o que ele realmente quer e que pensa de Laurie, apenas da metade para o fim que ele deixa pistas de que sente o mesmo que ela.

A leitura é bem fácil e rápida, pois o livro é cheio de diálogos, e o final é muito fofo, embora clichê, mas digno de cena final de um bom romance natalino.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?

  Você gosta de ler? É o tipo de pessoa que quando está na “vibe” da leitura, consegue facilmente ler mais de um livro por semana? O dinheiro é curto para saciar a draga devoradora de livros dentro de você? Não tem um Kindle , mas possui um smartphone? Tem curiosidade, mas não sabe se vale a pena? – Tem um mês de teste gratuito! Então eu te aconselho a assinar o Kindle Unlimited! Eu preciso de um Kindle para poder usufruir do plano? Isso é o que achei mais legal do programa: você não precisar de um Kindle para ler os livros gratuitamente, você pode lê-los pelo aplicativo do Kindle Unlimited direto do seu celular. Eu tenho um Kindle Paper White, mas na maior parte do tempo acabo lendo os livros direto do celular, o bom é que com sua conta da Amazon, você consegue sincronizar o app com o Kindle, então pode começar uma leitura no celular, por exemplo, e continuar de onde parou no Kindle e vice e versa. Nesse post, preparei 5 ebooks gratuitos no programa, lembrando que

Winter

  Winter é o quarto livro das Crônicas Lunares. O livro fecha a saga apresentando mais uma princesa clássica, mas de forma bem diferente da que conhecemos. Winter é uma versão da Branca de Neve. Quem acompanhou os outros livros sabe sobre a rainha Levana, que tem como objetivo dominar a Terra, Winter é sua enteada. Assim como na estória clássica, Winter é invejada pela madrasta que não só a maltrata, como tenta a matar. Nao só a beleza da princesa é alvo de inveja, mas também o amor que recebe do povo. Winter sofre de alucinações e é considerada louca por todos ao seu redor. Suas alucinações são agravadas por ela não usar seu poder lunar de manipulação de mentes. O que torna a personagem carismática é que ela nao parece se importar com as criticas, ela tem total consciência de seus problemas, mas faz dele mais um escudo em vez de uma muleta. Outro fato interessante de Winter, é que ela tem a pele negra, diferente da Branca de Neve. No terceiro livro, Winter salva a vida de Scarlet e po

Holly

A maldade vem de onde você menos espera Holly foi o primeiro livro de Stephen King que li. Confesso que o começo foi um pouco difícil, eu demorei um pouco para conseguir entrar em um ritmo de leitura produtivo, mas valeu a pena ter insistido no começo, porque não demora para que o leitor seja sugado para a investigação de Holly. Holly é o nome da personagem principal do livro, ela apare na trilogia de livros  Bill Hodges , caso você queira ler algum livro dessa trilogia aconselho a não ler Holly antes, para não ter spoilers do que acontece com alguns personagens, para quem não tem a curiosidade de ler a trilogia pode ler Holly sem medo. Holly é uma investigadora que é contratada para investigar o desaparecimento de Bonnie, uma jovem bonita em que foi vista pela última vez andando de bicicleta em uma região meio deserta do bairro. A investigação tem vários empecilhos, a policia não investigou a fundo o desaparecimento porque acreditou que a jovem apenas havia fugido, Holly precisa lida