Pular para o conteúdo principal

Corrente de Ouro


 

Corrente de Ouro foi meu primeiro contato com Cassandra Claire, cheguei a assistir a série ShadowHunters na Netflix, mas nunca linha lido a autora. Posso adiantar que minha primeira experiência foi bem positiva.

A estória é do universo de Shadowhunters, mas se passa no início do século XX. A trama toda é concentrada na cidade de Londres, onde os shadow hunters vivem décadas de paz, sem o surgimento de ataques de demônios.

Ponto importante, para acompanhar o livro é necessário conhecer o que são os shadowhunters (uma espécie com sangue de anjo e de humano), caso contrário o leitor pode ficar perdido, eu acompanhei a narrativa sem dificuldades, mas porque assisti a primeira temporada da séria na Netflix, caso contrário teria sido difícil entender o início da história. O legal é que o primeiro livro da série está gratuito no Kindle Unlimited, A série As últimas Horas, é uma sequência da As Peças Infernais, mostrando a segunda geração de shadowhunters.

            Corrente de Ouro é uma narrativa complexa de início, existem vários personagens com peso importante na estória e várias ramificações da trama principal. É difícil dizer, por exemplo, que Cordélia, retratada na capa, é a personagem principal. Ela divide muito bem o espaço com James e Lucie. A meu ver, caso um protagonista devesse ser eleito, seria James, grande parte da trama se desenvolve ao longo dele.

            A leitura não é rápida, principalmente se tratando de um livro de 570 páginas, mas alguns personagens acabam trazendo leveza a narrativa, embora menos explorados como por exemplo Matthew, meu personagem preferido, principalmente devido sua fixação por Oscar Wilde (Meu escritor preferido).

            Resenha:

            Cordélia chega a Londres, junto com sua mãe e irmão mais velho. Sua família é uma das mais prestigiadas entre os shadowhunters, mas a vinda de sua família para Londres envolve a prisão de seu pai pela Clave, devido há uma missão fracassada a qual ele liderou.

            A intenção de Cordélia é conseguir se aproximar das famílias influentes, para auxiliar no julgamento do pai. Em Londres, a família de Cordélia é muito próxima dos Herondales, outra família importante na Clave. Lucie Herondale é a melhor amiga de Cordélia e será sua parabatai e James é a paixão secreta de Cordélia.

            Sua chegada em Londres coincide com o início de ataques de demônios a cidade, mas esses ataques são direcionados aos shadowhunters, ignorando os humanos normais, o que é bem incomum.

            James Herondale, juntamente com seus amigos iniciam uma investigação apartada da clave, cava vez mais para James fica evidente que os ataques estão relacionados a ele, pois seu avô era um demônio, mas ninguém sabe qual deles.

            Além da identidade do avô, James enfrenta outros dilemas, como seu relacionamento nada convencional com Grace, cuja mãe odeia os shadowhunters e mantém a garota praticamente trancada dentro de casa.

            Teorias sobre Matthew (Cuidado, aqui contém spoilers):

            Matthew se tronou o personagem mais misteriosos para mim, sabemos que ele passou por uma experiência que o abalou profundamente, e por isso ele é alcoólatra, mas não há nenhuma informação clara sobre o que ocorreu, apenas que Matthew se sentiu responsável pela morte de alguém.

            Matthew em dado momento fala sobre o Retrato de Dorian Gray com Cordélia, a principal obra de Oscar Wilde, nesse romance Dorian possui um quadro que não só envelhece no lugar dele, como também carrega todos os seus pecados, de forma que mesmo suas atitudes ruins não refletem em si ou em sua consciência, são todas jogadas para o quadro. Matthew chega a dizer que gostaria de um quadro assim. O que reforça que ele cometeu algum erro grave no passado e não consegue lidar com isso no presente.

            Não fica claro também se Matthew é apaixonado por James ou por Cordélia. Ele deixa claro que não está bem o relacionamento dos dois, mas principalmente porque James não ama Cordélia e em vários momentos ele fica ressentido quando James não parece decidido sobre seus sentimentos por ela.

            Oscar Wild era gay. Matthew disse para Cordélia que gostava de ambos os sexos, mas acredito que ele possa esconder o fato de ser gay, de que é apaixonado pelo parabatai.

            Você que leu o livro também, qual sua opinião sobre o personagem?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?

  Você gosta de ler? É o tipo de pessoa que quando está na “vibe” da leitura, consegue facilmente ler mais de um livro por semana? O dinheiro é curto para saciar a draga devoradora de livros dentro de você? Não tem um Kindle , mas possui um smartphone? Tem curiosidade, mas não sabe se vale a pena? – Tem um mês de teste gratuito! Então eu te aconselho a assinar o Kindle Unlimited! Eu preciso de um Kindle para poder usufruir do plano? Isso é o que achei mais legal do programa: você não precisar de um Kindle para ler os livros gratuitamente, você pode lê-los pelo aplicativo do Kindle Unlimited direto do seu celular. Eu tenho um Kindle Paper White, mas na maior parte do tempo acabo lendo os livros direto do celular, o bom é que com sua conta da Amazon, você consegue sincronizar o app com o Kindle, então pode começar uma leitura no celular, por exemplo, e continuar de onde parou no Kindle e vice e versa. Nesse post, preparei 5 ebooks gratuitos no programa, lembrando ...

Gratuitos no KU - Série Castles Ever After - romances em castelos

 Gosta de um romance de época? A Tessa Dare, uma famosa escritora de romances de época tem um a série de 3 livros chamada Castles Ever After , essa série conta a história de 3 mulheres, as histórias são independentes, em que em determinado momento da vida ganham de herança um castelo, então os três romances se passam em castelos. Dos três livros dois estão no kindle unlimited . Se você não tem a assinatura ainda, vale a pena dar uma conferida são R$19,90 por mês sendo os dois primeiros meses gratuitos ;) Livro 1 - Romance com o Duque Izzy é filha de um escritor famoso de contos de fadas, mas quando seu pai morre ela fica sem dinheiro nenhum. Sua única perspectiva de ter uma vida tranquila é morar em um castelo que herdou de um padrinho distante. O que Izzy não contava é que o castelo não vinha sozinho, ele vinha com um duque. O Duque de Rothbury é um homem ranzinza e cheio de amarguras do passado, o que ele mais quer é ver Izzy o mais longe possível de seu castelo, que foi vendido ...

Gratuitos no KU - A Muralha de Winnipeg e eu

Com o preço cada vez mais salgados dos livros, mesmo dos ebooks, será iniciada uma série no blog especialmente para livros gratuitos no kindle unlimited . Se você tem dúvidas se deve ou não assinar o plano da Amazon, dê uma olhadinha no nosso post sobre as vantagens de assinar o KU . =) O primeiro livro da nossa série de gratuitos do KU é  o romance de Mariana Zapata, A muralha de Winnipeg e eu .  Vanessa Mazur é assistente pessoal de um astro da NFL, Aiden Graves. Há dois anos trabalhando com Aiden Vanessa se sente totalmente desvalorizada, ela cuida da comida de Aiden, de suas roupas, da limpeza e organização de sua casa, de suas redes sociais, praticamente ela organiza toda a vida do atleta que nesses dois anos nunca demonstrou nenhum tipo de gratidão, ele nem ao menos trocou com ela mais do que palavras monossilábicas. Durante um episódio em que Vanessa é desdenhada em frente a Aiden e ele não a defende, ela resolve pedir demissão e seguir seus planos de abrir seu próprio...