Já resgatei princesas de reis adormecidos em sepulcros. Incendiei a cidade de Trebon. Passei a noite com Feluriana e saí com minha sanidade e minha vida. Fui expulso da Universidade com menos idade do que a maioria das pessoas consegue ingressar nela. Caminhei à luz do luar por trilhas de que outros temem falar durante o dia. Conversei com deuses, amei mulheres e escrevi canções que fazem os menestréis chorar. Vocês devem ter ouvido falar de mim.
O Nome do Vento é uma obra prima da fantasia. Patrick Rothfuss, com certeza conseguiu um lugar junto dos "mestres da fantasia" ao lado de Tolkien.
O universo das Crônicas do Matador do Rei é bem complexa, assim como em toda boa saga de fantasia. Pontos importantes:
- Saber o nome de algo te dá poder sobre essa coisa, como por exemplo o nome dos elementos - por isso o título "O nome do Vento".
- Para se aprender "magia" é necessário ir para a Universidade
- Existe um grupo de "demônios" denominados Chandrianos
- O livro é uma narrativa de Kote, sobre seu passado, embora haja mistérios que envolvam seu presente, o que deve ser abordado no terceiro livro da série
Kote é o dono de uma hospedaria, chamada Marco do Percurso. Ele vive uma vida aparentemente pacata, até que alguns ataques de possíveis demônios começam a aterrorizar a região.
Juntamente com os ataques, um cronista misteriosamente aparece na hospedaria, atrás do lendário Kvothe, seu objetivo é descobrir a verdadeira estória do lendário mago/guerreiro/bardo e etc... Kote não consegue esconder sua identidade do cronista e promete contar sua estória, do início até o motivo de seu atual exilio, mas precisa de três dias para contá-la. Cada livro corresponde a um dia contado por Kote. O nome do Vento é o dia 1.
Kvothe e os pais viviam com uma trupe de artistas, que viajavam pelo mundo fazendo apresentações. Durante uma das viagens, um mago viaja com o grupo e começa a ajudar kvothe nos estudos. Não demora para que o garoto crie o sonho e descobrir o "nome do vento", e assim o conjurá-lo como quiser, mas para isso precisaria iniciar seus estudos na universidade.
No entanto, seu plano de ir para a universidade e continuar os estudos é interrompido, a trupe sofre um ataque dos Chandrianos, apenas Kvothe escapa com vida.
Órfão e sozinho, ele passa a perseguir dois objetivos: Descobrir o Nome do Vento e encontrar os Chandrianos.
Acompanhar a jornada de Kvothe, é uma mistura de angustia e ansiedade, principalmente quando ele precisa juntar dinheiro para sobreviver e pagar os estudos. Além das adversidades sociais ele precisa lidar com as pessoas que aparecem colocando empecilhos em seu caminho, como Ambrose - o filho de um Nobre que faz de tudo para que Kvothe seja expulso da universidade.
O Nome do Vento apresenta um universo fantástico e vale ser lido e apreciado, principalmente para aqueles que amam um livro de fantasia bem escrito.
Só aguardemos para que o terceiro volume seja lançado em breve.
Quando assinar posso abrir em mais de um celular, tipo eu meu filho e meu marido?!
ResponderExcluir