Pular para o conteúdo principal

O morro dos ventos uivantes


"Se ele te amou com todo o poder de sua alma por uma vida inteira, ele não poderia amar você tanto quanto eu em um único dia."

O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura, escrito por Emily Bronte.

    
Foi um dos primeiros clássicos que li, e desde aquela época percebi que não era do tipo que leria muitas outras vezes, como por exemplo os romances leves e bem humorados de Jane Austen. O morro dos ventos uivantes é um romance quase visceral, cheio de mágoas e rancor e com protagonistas longes de serem admiráveis.
    
Heathcliff é um órfão adotado por um rico homem em uma de suas viagens. Mas desde a primeira vez que coloca os pés na casa grande ele sofre com o preconceito e humilhações da nova família. A única exceção é Cathy, uma garota de quase a sua idade que o recebe como irmão e rapidamente os dois criam um laço profundo de amizade.

Confirme crescem a amizade se transforma em amor, mas Cathy é pressionada se tornar uma dama comportada e arrumar um bom marido. Heathcliff, com a morte do pai adotivo se torna mais um funcionário da casa.
    
Cathy afasta o irmão adotivo e passa aceitar o cortejo de um jovem rico que se muda para as proximidades. Heathcliff não lida bem com o desprezo e passa a se tornar uma espécie de vilão na estória.

"Por que você traiu seu próprio coração, Cathy? Você me amava. E que direito você teve de me deixar? A pobre fantasia que você sentia por Linton? Nada que Deus ou Satanás pudessem infligir teria nos separado. Você o fez de sua própria vontade. Eu não quebrei seu coração, Cathy, você o quebrou. E o quebrando, você quebrou o meu."


O morro dos ventos uivantes não é uma estória feliz, bem longe disso, mas não deixa de ser marcante.

Comentários

  1. Você comenta muito bem sobre o arco principal da história, e apesar de nao ser sua leitura favorita gostaria de saber suas impressões sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro um bom clássico, mas O morro dos ventos Uivantes eu considero pesado. É um pouco agoniante ver como Heathcliff sempre sofreu, mesmo tentando se vingar, é como se você sentisse a amargura dele nas páginas, não é um livro para ler em qualquer momento, mas sem dúvidas é muito bem escrito.

      Excluir
  2. É um livro INCRÍVEL, é um dos meus títulos favoritos, justamente por fugir a temática de amor perfeito. É cheio de falsidades, crueldades e cinismo muito intensos. Não só isso existem personagems que se salvam e equilibram esse universo como nao sendo um lugar puramente mal - mesmo assim eles são manipuladores e auteriosos.
    Emilly Bronte não escreveu pra agradar através de uma imaginação feliz, mas para te prender em uma série de acontecimentos tão impressionates pelo seu nível de humilhação e sofrimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?

  Você gosta de ler? É o tipo de pessoa que quando está na “vibe” da leitura, consegue facilmente ler mais de um livro por semana? O dinheiro é curto para saciar a draga devoradora de livros dentro de você? Não tem um Kindle , mas possui um smartphone? Tem curiosidade, mas não sabe se vale a pena? – Tem um mês de teste gratuito! Então eu te aconselho a assinar o Kindle Unlimited! Eu preciso de um Kindle para poder usufruir do plano? Isso é o que achei mais legal do programa: você não precisar de um Kindle para ler os livros gratuitamente, você pode lê-los pelo aplicativo do Kindle Unlimited direto do seu celular. Eu tenho um Kindle Paper White, mas na maior parte do tempo acabo lendo os livros direto do celular, o bom é que com sua conta da Amazon, você consegue sincronizar o app com o Kindle, então pode começar uma leitura no celular, por exemplo, e continuar de onde parou no Kindle e vice e versa. Nesse post, preparei 5 ebooks gratuitos no programa, lembrando que

Winter

  Winter é o quarto livro das Crônicas Lunares. O livro fecha a saga apresentando mais uma princesa clássica, mas de forma bem diferente da que conhecemos. Winter é uma versão da Branca de Neve. Quem acompanhou os outros livros sabe sobre a rainha Levana, que tem como objetivo dominar a Terra, Winter é sua enteada. Assim como na estória clássica, Winter é invejada pela madrasta que não só a maltrata, como tenta a matar. Nao só a beleza da princesa é alvo de inveja, mas também o amor que recebe do povo. Winter sofre de alucinações e é considerada louca por todos ao seu redor. Suas alucinações são agravadas por ela não usar seu poder lunar de manipulação de mentes. O que torna a personagem carismática é que ela nao parece se importar com as criticas, ela tem total consciência de seus problemas, mas faz dele mais um escudo em vez de uma muleta. Outro fato interessante de Winter, é que ela tem a pele negra, diferente da Branca de Neve. No terceiro livro, Winter salva a vida de Scarlet e po

Holly

A maldade vem de onde você menos espera Holly foi o primeiro livro de Stephen King que li. Confesso que o começo foi um pouco difícil, eu demorei um pouco para conseguir entrar em um ritmo de leitura produtivo, mas valeu a pena ter insistido no começo, porque não demora para que o leitor seja sugado para a investigação de Holly. Holly é o nome da personagem principal do livro, ela apare na trilogia de livros  Bill Hodges , caso você queira ler algum livro dessa trilogia aconselho a não ler Holly antes, para não ter spoilers do que acontece com alguns personagens, para quem não tem a curiosidade de ler a trilogia pode ler Holly sem medo. Holly é uma investigadora que é contratada para investigar o desaparecimento de Bonnie, uma jovem bonita em que foi vista pela última vez andando de bicicleta em uma região meio deserta do bairro. A investigação tem vários empecilhos, a policia não investigou a fundo o desaparecimento porque acreditou que a jovem apenas havia fugido, Holly precisa lida