"Se ele te amou com todo o poder de sua alma por uma vida inteira, ele não poderia amar você tanto quanto eu em um único dia."
O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura, escrito por Emily Bronte.
Foi um dos primeiros clássicos que li, e desde aquela época percebi que não era do tipo que leria muitas outras vezes, como por exemplo os romances leves e bem humorados de Jane Austen. O morro dos ventos uivantes é um romance quase visceral, cheio de mágoas e rancor e com protagonistas longes de serem admiráveis.
Heathcliff é um órfão adotado por um rico homem em uma de suas viagens. Mas desde a primeira vez que coloca os pés na casa grande ele sofre com o preconceito e humilhações da nova família. A única exceção é Cathy, uma garota de quase a sua idade que o recebe como irmão e rapidamente os dois criam um laço profundo de amizade.
Confirme crescem a amizade se transforma em amor, mas Cathy é pressionada se tornar uma dama comportada e arrumar um bom marido. Heathcliff, com a morte do pai adotivo se torna mais um funcionário da casa.
Cathy afasta o irmão adotivo e passa aceitar o cortejo de um jovem rico que se muda para as proximidades. Heathcliff não lida bem com o desprezo e passa a se tornar uma espécie de vilão na estória.
"Por que você traiu seu próprio coração, Cathy? Você me amava. E que direito você teve de me deixar? A pobre fantasia que você sentia por Linton? Nada que Deus ou Satanás pudessem infligir teria nos separado. Você o fez de sua própria vontade. Eu não quebrei seu coração, Cathy, você o quebrou. E o quebrando, você quebrou o meu."
O morro dos ventos uivantes não é uma estória feliz, bem longe disso, mas não deixa de ser marcante.
Você comenta muito bem sobre o arco principal da história, e apesar de nao ser sua leitura favorita gostaria de saber suas impressões sobre o livro.
ResponderExcluirEu adoro um bom clássico, mas O morro dos ventos Uivantes eu considero pesado. É um pouco agoniante ver como Heathcliff sempre sofreu, mesmo tentando se vingar, é como se você sentisse a amargura dele nas páginas, não é um livro para ler em qualquer momento, mas sem dúvidas é muito bem escrito.
ExcluirÉ um livro INCRÍVEL, é um dos meus títulos favoritos, justamente por fugir a temática de amor perfeito. É cheio de falsidades, crueldades e cinismo muito intensos. Não só isso existem personagems que se salvam e equilibram esse universo como nao sendo um lugar puramente mal - mesmo assim eles são manipuladores e auteriosos.
ResponderExcluirEmilly Bronte não escreveu pra agradar através de uma imaginação feliz, mas para te prender em uma série de acontecimentos tão impressionates pelo seu nível de humilhação e sofrimento.